domingo, 26 de janeiro de 2014

Resenha: Destrua este diário - Keri Smith

Destrua este diário - Keri Smith


ISBN: 8580574161
ISBN-13: 9788580574166
Ano de Lançamento: 2013
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Um diário costuma servir para anotar ideias, memórias ou registros do cotidiano. Keri Smith, ilustradora e artista canadense, inventou um tipo diferente de diário, que exige do usuário uma interação mais lúdica e inusitada. Com a proposta de estimular a criatividade e questionar convenções sobre a forma como lidamos com os objetos, 'Destrua este diário' nos convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. A ideia surgiu quando a autora começou a refletir sobre o início da sua carreira como artista e percebeu que o perfeccionismo tão exaltado na nossa cultura era um grande empecilho do processo criativo. A experiência fez com que ela entendesse que é preciso esculhambar a monotonia e o lugar-comum para que o novo possa surgir.

Resenha:
Quem me conhece sabe muito bem que quando a Intrínseca lançou o "Destrua este diário" eu fiquei revoltada pois "como no mundo se lança um livro para ser destruído?". No começo do mês eu cedi e comprei o meu. Pensando se teria coragem ou não e ouvindo que "ah se você for destruir vai ser uma destruição bonitinha". Atividades como: tome banho com este diário, escreva com a boca, cole materiais de escritório, cole coisas grudentas, arrebente a lombada costumavam me dar calafrios além de um certo nojinho com coloque insetos mortos, adube e veja a página deteriorar.
Mesmo estando com 32 anos me senti na infância e adolescência, quando chegava a época de ganhar o "Almanaque de férias da Turma da Mônica", todas aquelas atividades, pinte, recorte e por aí vai. O diário me conquistou por despertar a criatividade e ser divertido nas horas de tédio.
Vou deixar algumas das minhas artes por aqui. Como ainda não acabei, devo fazer uma continuação daqui algum tempo. Por enquanto vou deixar algumas das destruições, não sem antes dar as 4 corujinhas pro livro.

Como um amigo disse: "quem dera se eu tivesse essa ideia antes dela, ia estar rico!"


Aproveitando que a Carla Maçã e a Liz  autorizaram, olha a destruição criativa dessas duas!
Carla Maçã
Liz da Costa Drumond

Carla Maçã
Liz da Costa Drumond

Agora as minhas artes... Não tão lindas como as dessas duas, mas tá valendo!

Secou por um dia inteiro, depois eu comecei as pinturas.

Escreva com a boca
Instruções
Numere as páginas
Sim, eu assisto CSI e NCIS demais




bolhas, bolhas, bolhas!
Aviso necessário?


Adorei essa!


Se você tem alguma imagem das suas destruições, comente! Vai que ela para aqui no blog?



Nenhum comentário:

Postar um comentário