quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Resenha: 1Q84 - Haruki Murakami

1Q84 (livro 1) - Haruki Murakami

Foto: Divulgação

ISBN: 8579621801
ISBN-13: 9788579621802 
Ano de Lançamento: 2012
Editora: ALFAGUARA BRASIL

Sinopse:
Haruki Murakami é um fenômeno da literatura contemporânea, e 1Q84 é seu livro mais ambicioso. A obra esteve no topo das listas de mais vendidos no mundo inteiro e, só no Japão, ultrapassou a marca de 4 milhões de exemplares vendidos.
Ao narrar duas histórias que aos poucos se cruzam - de Aomame, uma jovem que oculta sua fatal profissão, e Tengo, um rapaz que pretende ser escritor, mas se envolve num jogo perigoso ao reescrever um romance enigmático -, Murakami constrói uma saga pós-moderna, com mundos paralelos, garotas misteriosas, assassinatos e estranhas seitas. Uma mescla de suspense, distopia e história de amor, em que tudo pode acontecer.

"Resolveu, então, tomar um copo d'água e, ao voltar para a cama, acendeu a luz e pôs-se a ler um livro. A intenção era ler até cair no sono, mas, no final, só conseguiu dormir quando o dia já amanhecia."

"-Ah! É aquela velha história... Um dia eu estava tocando a minha harpa na beira de uma fonte quando, de repente, surgiu uma fada que me entregou uma Baretta 92 e pediu para eu testá-la num coelhinho branco que estava ali por perto."

Resenha:
Levei um tempão para ler esse livro, mas acabei! Era um dos meus livros para 2014 e consegui terminar. Empaquei um pouco com a leitura nas idas e vindas entre Tengo e Aomame, pois os capítulos alternam entre os dois. Comecei com Aomame num taxi presa num congestionamento e mudei radicalmente para Tengo tendo algo que ele chama de "ataque", uma memória de quando ele tinha um ano e meio.
Comecei a me apaixonar por Tengo, professor de matemática que quer ser escritor. Depois me apaixonei pelo carinho de Aomame com algumas poucas pessoas. Mas no fim estava emburrada com os dois e apaixonada pela doidinha da Fukaeri. O livro faz isso mesmo. Alternando as histórias dos dois, fiquei em dado momento entre mistério e a criação de um tipo de seita.
O livro vale a pena? Ainda não defini isso. É bem escrito, com alguns momentos que você para de ler para voltar o parágrafo sem ter certeza do que leu, além de alguns momentos confusos. Como é uma trilogia eu estou pensando em começar os outros por curiosidade, pois o primeiro termina do mesmo jeito daqueles filmes que sabemos que terão continuação. Quase um Batman e Robin correndo em direção à câmera, ou Smaug voando para a Cidade-Lago. Sim, Murakami deixa reticências invisíveis. Acho que se quando eu ler os outros dois devo entender o amor do mundo por ele. Por enquanto vai ficar na listinha de espera.

Vou preparar os escudos, sei que pedras estão vindo na minha direção, mas este livro ganha 2 corujinhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário