segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Resenha: Anardeus. No calor da destruição - Walter Tierno

Anardeus. No calor da destruição - Walter Tierno


Foto: Divulgação



ISBN: 8578552059
ISBN-13: 9788578552053
Ano de Lançamento: 2013
Editora: GIZ EDITORIAL


Sinopse: Anardeus nasce feio, cresce ignorado e se torna um adulto desagradável. Sente muito frio, o tempo todo, e só desfruta o conforto do calor quando testemunha tragédias e horrores. Ele odeia tudo e todos, menos sua irmã gêmea, Isabel, sua antítese: linda, amável e cheia de calor. Anardeus, com a sua personalidade detestável, é um anti-herói incomum e, por isso mesmo, tão interessante. O mundo não deseja Anardeus. Anardeus não deseja o mundo. Mas terão que viver juntos até o final apocalíptico e perturbador. Anardeus, no calor da destruição tem como cenário São Paulo e seus personagens cínicos, loucos, egoístas. Um romance sem rótulos ou lugar-comum, para ler e sentir tudo - menos indiferença.

"Ela gosta de pessoas, festas e flores. Eu só quero que tudo isso vá à merda. Quero acabar com essa bosta de espécie."


Autógrafo incrível!
Resenha: Comprei o livro no lançamento, dia 24/08/13 na Martins Fontes. Enquanto esperava o autor se preparar para autografar os exemplares, comecei a ler. O livro prende mesmo! É incrível ver a trajetória de Anardeus e Isabel. O autógrafo do Walter Tierno é uma coisa de louco, em poucos minutos eu estava com o desenho pronto e foto tirada (sim sou daquelas que tiram foto, pegam autógrafo, papeiam com o autor). Como no mesmo dia não deu pra ler por outros motivos, eu peguei no dia seguinte e DEVOREI em algumas horas.


Fui levada pelo livro e suas descrições com sexo, violência, cenas fortes. Os narradores: Anardeus, Isabel e o fotógrafo - que aparece mais pelo meio do livro - alternam pontos de vista e explicações para todos os causos. O livro é curto, são só 181 páginas, mas o texto é tão bem trabalhado que não se sente nem o tempo passar, nem a falta de detalhes. Aliás, adoro a literatura nacional pois as gírias são mantidas e, quando se passa em sua cidade, eu me imagino andando pela Av. Paulista cruzando com Anardeus sem me dar conta. A raiva que ele sente pela humanidade é daquelas que se pode relacionar, imaginando desde um dia com algum espertinho no trânsito até política e alguns jogos de futebol.



Não tem muito como explicar sem dar spoiler, mas garanto que vale a leitura. Precisa dizer que dei 5 corujinhas? É um dos que mais me tirou o fôlego e me prendeu em 2013.


Bora ler?

Nenhum comentário:

Postar um comentário