terça-feira, 4 de março de 2014

Resenha: Ender's Game, o jogo do exterminador - Orson Scott Card

Ender's game, o jogo do exterminador - Orson Scott Card

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação



















ISBN: 8575325701
ISBN-13: 978857532570
Ano de Lançamento: 2013
Editora: DEVIR LIVRARIA


Sinopse: Uma espécie alienígena está pronta para lançar o ataque final. A sobrevivência da humanidade depende de um gênio militar que possa derrotar os alienígenas. Mas quem?
Ender Wiggin. Brilhante. Implacável. Astuto. Mestre da tática e da estratégia militar. E uma criança.
Adaptado para o cinema em uma megaprodução de Hollywood dirigida por Gavin Hood (X-Men Origens: Wolverine) com um elenco de astros encabeçado por Harrison Ford (Guerra nas Estrelas, Blade Runner, Indiana Jones) e Asa Butterfield (A Invenção de Hugo Cabret).
Orson Scott Card começou a escrever ficção científica em fins da década de 1970, quando recebeu o Prêmio John W. Campbell Jr. de Melhor Autor Novo. Os livros da Saga de Ender alcançaram enorme popularidade mundial, e Ender’s Game: O Jogo do Exterminador obteve – além dos Prêmios Hugo e Nebula – um Prêmio Edwards da Associação Americana de Bibliotecas, por sua contribuição à literatura para jovens.

- Não falou que gostava dele?
- Se os abelhudos pegarem esse garoto, vão me fazer parecer o tio favorito dele.
- Tudo bem. Estamos salvando o mundo, afinal de contas. Fique com ele.


Resenha: O livro surgiu de um conto de 1977 do mesmo autor em Analog Science Fiction and Fact. Relançado com a data acima (2013), mas o original é de 1985. Como sempre fazem, relançam com capa do poster e tudo mais. Acho que estraga um pouco mas não desta vez, embora eu não goste quando fazem isso.
Eu achei o trailer interessante, mas não reparei que era baseado em um livro. Assisti e no final dos letreiros já tinha certeza que queria o livro. Foi sair do cinema e entrar na Livraria Cultura. 
Para quem não viu o filme, segue o trailer. 
Não acho que perdeu tanto do livro, ainda mais por ter sido co-produzido pelo autor. SIM! O autor ajudou na produção do filme.



Senti algumas diferenças do livro para o filme. Tem coisas que só o visual ajuda, como nas batalhas. Não é o mesmo você ler que ele fez XYZ no simulador, por mais bem escrito que esteja, o visual que conseguiram com o filme é muito mais impactante. Foi ótimo poder entrar um pouco mais na mente do autor principalmente nas cenas de batalha. Acho que foi isso que me fez gostar tanto do livro: eu tinha o apoio audio-visual.Não é absolutamente necessário, mas ajuda bastante.
O filme vale muito a pena, embora tenha as diferenças. No livro Ender começa com seis anos e passa por muitos anos de treinamento, já no filme ele já é levado ao treinamento com seus 11 anos. Eu sei que é bobagem, mas se tivessem feito como no livro, imagino a quantidade de atores e a maturidade deles para atravessar os anos que Ender passa no livro.
Uma das coisas não retratadas no livro é a vida dos irmãos de Ender: Peter e Valentine. Enquanto ele está no treinamento, aqui na Terra os irmãos vão se desenvolvendo e se envolvendo em tramas próprias. Quero ler os outros quatro livros da série para ver o que acontece. 

Calma que não tem spoiler!

Outra coisa que foi bem intrigante foi o final. Como eu sabia do fim do filme, estava esperando as pontas se amarrarem. Eles são ligeiramente diferentes, mas incrivelmente iguais. Leia e assista, não tem como explicar melhor que isso!

Corujinhas? Claro que 5! E já estou me programando pra ler o próximo, assim que comprar.

Bora ler?







Nenhum comentário:

Postar um comentário