sábado, 3 de maio de 2014

Resenha: Dias Perfeitos, Raphael Montes

Dias Perfeitos, Raphael Montes


Foto: Divulgação

ISBN: 8535924019
ISBN-13: 9788535924015
Ano de Lançamento: 2014
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS

Sinopse: O protagonista do livro é Téo, um jovem e solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e dissecar cadáveres nas aulas de anatomia. Num churrasco a que vai com a mãe, contrariado, Téo conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Clarice está escrevendo um road movie de nome 'Dias perfeitos'. O texto ainda está cru, mas ela já sabe a história que quer contar - as desventuras de três amigas que viajam de carro pelo país em busca de experiências amorosas. Téo fica viciado em Clarice - quer desvendar aquela menina diferente de todas que conheceu. Começa, então, a se aproximar de forma insistente. Diante das seguidas negativas, opta por uma atitude extrema - desfere um golpe na cabeça dela e, ato contínuo, sequestra a garota. Elabora então um plano para conquistá-la - coloca-a sedada no banco carona de seu carro e inicia uma viagem pelas estradas do Rio de Janeiro - a mesma viagem feita pelas personagens do roteiro de Clarice.

"Enfim, você vai ler."
"Parece legal."
"Espero que seja. Aceito comentários e sugestões. As críticas devem ser moderadas."

Resenha: Quem aqui ainda não ouviu falar de Raphael Montes, escritor que aos 23 anos lança seu segundo livro Dias Perfeitos? Seu primeiro título foi Os Suicidas, em  2012 pela Saraiva.

Em Dias Perfeitos, Raphael nos leva a imaginar um cenário perigoso. O que aconteceria se um estudante de medicina, meticuloso, frio e calculista se apaixonasse por uma menina dois anos mais velha, tão louca e tão não reciprocamente apaixonada? Esse é o drama que Téo vive. Ele encontrou o amor da sua vida porém não é correspondido. Depois de conhecer um pouco melhor Clarice (não a Lispector, como ela mesma diz) Téo resolve que o melhor jeito de fazê-la entender que ele é o amor ideal para ela é na marra. Eles embarcam então numa viagem de carro para os mesmos lugares que ela cita num roteiro de filme que está fazendo.
Me identifiquei com Téo em alguns aspectos, menos no de psicopata/maníaco de ser, mas na necessidade de provar para o outro o que pensa e sente. Me identifiquei com Clarice quando ela quer viver a vida sem problemas, sem preocupações.

Raphael Montes consegue cativar o leitor com um texto muito bem escrito, repleto de reviravoltas que me deixaram em alguns momentos com aquela cara de "nossa!" Faz um tempinho que eu não lia nada do gênero e me apaixonei, estou atrás de Os Suicidas na esperança dele ser tão bom quanto!

Dias Perfeitos me surpreendeu também por conter um pedaço do roteiro de Clarice que parece com alguns textos que escrevemos, imprimimos e vamos rabiscando com ideias novas. Eu não tinha certeza se era parte do livro ou se alguém rabiscou. Ontem fui na Saraiva e vi que era assim mesmo...

Cuidado com o amor louco! Cuidado com alunos de medicina metódicos! Fuja se encontrar uma Samsonite rosa!

Ganhei o livro do Luciano como presente de Páscoa, só não sei definir se devoraria um chocolate na mesma velocidade. Ganhou 5 corujinhas e desejo de mais!






2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura ...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    ResponderExcluir